Quem acompanha o Cabeça de Criança já sabe que eu sou mãe de gêmeos, o Francisco e a Manuela, de um ano e cinco meses.
Leia também:
3 brinquedos barato, simples e caseiros
Lugar de bebê é no chão
No último dia 20 fiz uma participação no programa de maternidade do Terra TV contando como tem sido a minha experiência no universo dos múltiplos. O programa trouxe um bate-papo com a psicóloga Liana Kupferman, que estuda gêmeos desde 2004, e com a empresária Sabrina Schvarcz, mãe de trigêmeas.
As convidadas falaram sobre gestação, o preparo para receber os bebês múltiplos em casa e sobre a importância de saber aceitar ajuda.
Também discutiram como estimular a individualidade das crianças gêmeas, por exemplo separando-as de classe na escola e incentivando-as a praticar atividades diferentes e explorando os talentos de cada uma.
Liana Kupferman também falou sobre como os gêmeos se percebem como múltiplos e como vêem as semelhanças e diferenças em relação ao irmão.
As convidadas também deram dicas de etiqueta para evitar gafes, como não chamar os múltiplos de “gêmeos”, sem identificar quem é quem, perguntar se a gestação foi natural ou por tratamento ou comparar personalidades e rotular as crianças.
Foto: Pexel.com